terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Fórum Mundial de Direitos Humanos - Brasília/DF - 10 a 13 DEZ 2013

Com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre os direitos humanos no mundo, foi realizado o Fórum Mundial dos Direitos Humanos (FMDH),  entre os dias 10 e 13 de dezembro,  no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. 
Para representar os idosos, a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo, que  também é diretora  da  Universidade Aberta à Integração  (Unai),  Juraci Fernandes de Almeida, compareceu ao evento.
.............................................................................................................
Ela explica que o evento permitiu ter contato direto com algumas pessoas ligadas a lideranças e, por isso, foi possível trocar experiências. 
Segundo ela, foi discutido sobre a previdência, o empobrecimento da população idosa, devido à falta de trabalho para os mais velhos, e o achatamento das aposentadorias e pensões, com ênfase para o agravante que, em muitos lares, essa é a única fonte de renda. "Precisamos urgente de uma melhor distribuição de rendas no País", complementa.
............................................................................................................
Juraci completa que a importância da educação continuada é feita por meio das universidades para idosos e que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) precisa reconhecer e financiar esse benefício com a verba da educação. "A educação é a base de tudo, inclusive para envelhecer com dignidade e ser incluído na sociedade. No artigo 25 do Estatuto do Idoso, consta o apoio do Poder Público em relação às universidades. É preciso regulamentar esse artigo e cobrar dos responsáveis esse direito", enfatiza.
.............................................................................................................. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário