domingo, 15 de junho de 2014

Dia Mundial do Combate a Violência contra a Pessoa Idosa - 15 DE JUNHO

foto      Disque Denúncia - Direitos Humanos  Telefone: 100     
A Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 15 de junho como o Dia Mundial do Combate à Violência contra a pessoa Idosa, com o objetivo de conscientizar a população e criar uma cultura de não naturalizar a violação dos direitos da classe.
De acordo com o IBGE, no Brasil, a violência e os acidentes são responsáveis por 3,5% dos óbitos de pessoas idosas, sendo a sexta causa de mortalidade desse grupo de pessoas.

Quem foi acostumado a amar e respeitar os mais velhos, sente o maior prazer em dar amor, carinho e a ter muita paciência quando pais e avós chegam a velhice. Afinal, estamos retribuindo tudo que recebemos durante a nossa vida. Infelizmente, para muitos idosos, a realidade é bem diferente. E o mais triste é que a violência e os maus tratos muitas vezes acontecem dentro da própria família, isso quando não são abandonados em asilos clandestinos, sem a mínima condição de uma vida digna  e, o pior de tudo, sem receber a visita de filhos e netos.
A violência pode ser física, psicológica e muitas vezes financeira quando são tirados do idosos dinheiro e bens. Atos revoltantes que precisam ser denunciados mesmo que o idoso sinta medo de represálias.
Casos de abandono e de maus-tratos devem ser denunciados às Delegacias de Polícia, ao Ministério Público, aos Conselhos de Idosos – Municipal, Estadual, do DF e Nacional - e, às Comissões de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB, instaladas nas jurisdições das Seccionais e Sub-seccionais.
Alguns municípios brasileiros têm atendimento especial para os idosos, mas qualquer denúncia poderá ser registrada em Delegacias convencionais. Se a vítima for mulher, a denúncia poderá ser registrada na Delegacia da Mulher.
É preciso formar uma consciência para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger as pessoas idosas.

 "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir  em relação  umas às outras com espírito de fraternidade.”  (Declaração Universal dos Direitos Humanos).
Colaborador:- Adv José Pinheiro - Membro da Comissão de Direitos dos Advogados Idosos da OAB-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário