sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Violência Contra a Pessoa Idosa - Nota Pública da Associação dos Cuidadores do Estado do Rio de Janeiro - ACIERJ

"A Associação dos Cuidadores do Estado do Rio de Janeiro - ACIERJ, vem por meio desta manifestar o seu mais profundo repúdio contra todas as formas de violência contra a pessoa idosa. Assistimos às notícias veiculadas esta semana pelos jornais e noticiários, nas quais veio a público um chocante caso de agressão, violência e tortura cometidos contra uma idosa dependente de cuidados. Tais atos, de acordo com as informações veiculadas, teriam sido cometidos por uma pessoa sem qualquer preparo e, principalmente, condições psicológicas de exercer a função para a qual estava contratada. Por mais chocante que seja o caso, nos aliviamos com o fato de que este tenha sido denunciado e nos solidarizamos com a família da idosa, neste momento difícil. Nossa sociedade envelhece e o número de pessoas a necessitarem de cuidados tende a aumentar. Torna-se cada vez mais urgente o fortalecimento de ações e políticas voltadas para a prestação de cuidado para a população, tais, como: a valorização da qualificação e treinamento de cuidadores, disponibilização de serviço de visitas domiciliares, prestação de orientações para as famílias cuidadoras e maior acesso aos serviços especializados, dentre outros, bem como concessão de benefícios e auxílio monetário para família e indivíduos de baixa renda, realização de campanhas de esclarecimento e conscientização sobre o tema e disponibilização de canais para denúncias. Tais medidas certamente estão entre as de promoção da qualidade dos cuidados e prevenção contra a violência doméstica contra a pessoa idosa, de modo a que casos como este se tornem cada vez mais raros. Por fim, reforçamos a necessidade de que ao contratarem qualquer pessoa para realizar atividade no âmbito domiciliar, as famílias não se furtem em verificar se esta pessoa possui as credencias necessária para o serviço, tais como: Curso de Qualificação de Cuidador e referências de trabalhos anteriores.

Rio, 14 de janeiro de 2013

Atenciosamente
Anna Lucia Alves dos Santos
Vice – presidente - Acierj /RJ"

Neste ato, faz-se importante alertar também sobre a possibilidade de que alguns "cursos para cuidadores de idosos"  possam estar sendo ministrados sem as necessárias condições técnicas, visando a qualquer prêço o lucro da coordenação dos mesmos, alguns também se arvorando defensores dos direitos da pessoa idosa.
SE TIVER CONHECIMENTO DE ALGUMA "INSTITUIÇÃO" NESTES MOLDES DENUNCIE AO CONSELHO DO IDOSO, MINISTÉRIO PÚBLICO,  DELEGACIA DE POLÍCIA DA SUA CIDADE, OU PELOS TELEFONES 100 E/OU 181, QUE SÃO GRATUITOS E SEM NECESSIDADE DE SE IDENTIFICAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário