quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Acaba sendo a pior idade.

ESTE ARTIGO MERECE ESPECIAL ATENÇÃO DOS CONSELHEIROS(AS) MUNICIPAIS, ESTADUAIS, DO DISTRITO FEDERAL E NACIONAIS DO IDOSO, E DE TODOS QUE SE INTERESSAM PELA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AOS IDOSOS!!!
"..........27/09/2013 - Valor Econômico - Jornalista: Jorge Felix
A partir de terça-feira, serão realizados em todo o Brasil eventos com o objetivo de destacar o papel da pessoa idosa na sociedade. Em outubro é assim. Desde 2006, o dia 1º desse mês é dedicado à valorização do idoso. Até então, comemorava-se a data em 27 de setembro. Depois de o Estatuto do Idoso ter se transformado na lei 10.741 nesse dia do ano de 2003, decidiu-se mudar a data nacional e adequar o calendário ao da Organização das Nações Unidas (ONU) que, há 22 anos, instituiu a celebração como um marco internacional em sua política de ações para o envelhecimento. A assinatura do Estatuto encontrou o motivo simbólico para a criação no país do Dia do Idoso. A questão é que, dez anos depois, o balanço da aplicação da lei continua a ter mais peso simbólico do que prático. O debate, entre especialistas no tema, provocado pela efeméride, apesar de divergências de pontos de vista, chega a um conhecido consenso sobre legislação e democracia: a sociedade, muitas vezes, está despreparada para acompanhar no mesmo ritmo o avanço da lei.
Com 118 artigos, o Estatuto do Idoso sempre foi considerado peça sócio-jurídica indispensável na defesa dos direitos da população idosa. A dinâmica demográfica brasileira foi apenas uma das justificativas para a lei 10.741/2003. O país vive um envelhecimento populacional em ritmo acelerado. Em 2001, as pessoas com 60 anos ou mais representavam 9% do total da população. Em 2011, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou um salto para 12,1%, que, em números absolutos, significa aumento de 15,5 milhões para 23,5 milhões de idosos em uma década. As projeções apontam para uma proporção, em 2030, superior a 14% - parâmetro usado pela ONU para definir uma sociedade como envelhecida........
"
Colaboradora Sra TEREZINHA ROCHA - Presidente Conselho Estadual do Idoso/SP - 2010/2011

  Acesse a íntegra deste artigo através do link...


Nenhum comentário:

Postar um comentário