quarta-feira, 5 de novembro de 2014

IV CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

"PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS
SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS
CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DO IDOSO

IV CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

A realização da IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa - CNDPI, em 2015, convocada por este Conselho em abril de 2014, configura-se como um grande desafio, uma vez que envidar esforços e dirigir toda nossa ação para assegurar o cumprimento das deliberações é a principal missão de um Conselho, missão essa com a qual nos debatemos permanentemente.
O tema que estamos propondo “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as Idades”, vem confirmar o que já sabíamos todos – as pessoas idosas estão longe de incorporarem a “agenda política” e isto se dá, em grande parte, pela timidez da “ação protagônica” deste segmento etário.
Para o Estado, ou seja, para a Secretaria dos Direitos Humanos – SDH/PR, assim como para as Secretarias Estaduais e Municipais, o desafio se configurou desde o momento em que acatou a decisão do Conselho, passando pelas dificuldades materiais e financeiras, até chegar ao momento da prestação de conta das ações de política pública em execução.
Enfim, aí está a IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa com o objetivo de “propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo e o empoderamento e as conseqüências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa”, que para ser atingido necessitará que os grupos avaliem e apontem indicativos a partir dos Eixos:
1º – Gestão (Programas, projetos e ações);
2º – Financiamento (Fundo do Idoso e Orçamento Público) 
– Participação (política e no controle social).
Vale destacar, ante a realização da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, em 2015, que aponta como indicativo de tema o “Sistema Nacional de Direitos Humanos”, a importância de que as Conferencias da Pessoa Idosa incluíam o quarto (4º) Eixo contemplando esta temática.
No entendimento de que este tema norteará a necessária transversalidade entre os diferentes segmentos que realizarão suas Conferências Nacionais, a saber: Criança e Adolescente, Pessoa com Deficiência, Pessoa Idosa e População LGBT.
Tenhamos todos uma profícua Conferência, sem esquecer que nossa luta não acabou pelo contrário, começa no momento em que dermos por encerrada a plenária final.
As Conferências são um mecanismo de gestão da política social fundamental para orientar aos gestores públicos, aos dirigentes das instituições da sociedade civil, aos profissionais e, especialmente as pessoas idosas, sobre as prioridades e estratégias mais adequadas para o enfrentamento das mais diversas questões e demandas da velhice e do envelhecimento.
Pelo respeito a cada um de nós e a toda sociedade!!!!!
                                        Comissão Organizadora"

Nenhum comentário:

Postar um comentário