segunda-feira, 20 de maio de 2013

CENTRO DIA PARA IDOSOS

Menção de repúdio contra a denominação Creche para idosos, termo reforçado na reportagem exibida no Programa Mais Você-Rede Globo, exibido em 16/05/2013." Nós, da Associação Brasileira de Gerontologia, representando a diretoria, os associados (compostos por profissionais que atuam com idosos e na área do envelhecimento), vimos nos colocar contra a utilização da denominação Creche para Idosos que vem sendo utilizada erroneamente pela imprensa escrita e falada e também pelos próprios prestadores de serviços para descrever o equipamento Centro Dia para Idosos.
Sabe-se que uma das formas mais dissimuladas de menosprezar a população idosa é o que se chama na Gerontologia e Geriatria de Infantilização da Velhice, e a utilização do termo Creche é uma das formas de infantilização, pois essa denominação serve para designar o local onde crianças passam o dia enquanto seus pais estão trabalhando. Adicionalmente trata-se de um preconceito direto a esta etapa da vida.
Em nosso ponto de vista, não se trata apenas de utilizar uma denominação por se considerar que seu significado seja mais facilmente assimilável pela sociedade. Acreditamos que ao se aceitar esse termo, fica mais simples também pensar-se em atividades para aplicar aos idosos com o mesmo conteúdo que se utiliza para as crianças que estão em fase de desenvolvimento e aprendizagem. Ou seja, será mais uma forma de reforçar o estereótipo da velhice como volta à infância, contra o que nós colocamos em nossa prática profissional."
A velhice precisa ser respeitada como uma etapa em que adultos, precisam realizar atividades socioculturais e de promoção de saúde, para um processo de ressignificação da vida. Mesmo tratando-se de idosos fragilizados e semi-dependentes que em sua maioria são público alvo dos centros dia.
Desse modo gostaríamos de conscientizar os colegas a se manifestarem em seus meios de comunicação toda vez que erroneamente o Termo Creche para idosos, for propagado e utilizado comercialmente em locais de seu conhecimento. É nossa função como profissionais da área do envelhecimento, educar a sociedade e promover o respeito aos indivíduos idosos.
Assinado: Associação Brasileira de Gerontologia – 17/05/2013. "

Cabe-nos, como Conselheiras(os) responsáveis pela Política Pública de Atendimento ao Idoso, esclarecer a população e entidades de atendimento às pessoas idosas sobre a nomenclatura correta. 
A velhice é uma etapa da vida em que se faz necessário enfrentar algumas limitações, porém isso não quer dizer voltar a ser criança. Não podemos infantilizar a velhice. 
COLABORADORA:- Conselheira Mª Aparecida de S. Costa -  Psicóloga - Representante da Associação Parkinson da Baixada Santista - Grupo Lótus, no Conselho Municipal do Idoso de Santos/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário